Fomos conferir o modelo em que a concessionária é responsável pela construção, tecnologia, operação e manutenção
O Podcast do Transporte desta semana mostra como Sorocaba, no interior paulista, virou referência nacional em mobilidade urbana. Com um modelo inédito de concessão, o BRT Sorocaba une tecnologia, segurança e regularidade — em mais de 80 mil viagens mansais.
🚌 Primeira PPP da mobilidade mostra números excelentes
Nosso editor e apresentador Alexandre Pelegi esteve no sistema e falou com Paulo Roberto, gerente de operações do BRT Sorocaba. A concessionária é responsável pela construção, operação e manutenção de toda a infraestrutura, incluindo corredores, terminais e tecnologia embarcada. O sistema tem certificação independente e índice de cumprimento de viagens de 99,99%.
📊 Tecnologia que transforma a experiência
São 120 ônibus com ar-condicionado, Wi-Fi, USB e câmeras. O embarque é agilizado com pagamento antecipado nas estações e terminais. Tempo da viagem entre bairros e o centro caiu de 50 para 30 minutos. O sistema também vai ter semáforos inteligentes e 50 ônibus elétricos com investimentos do governo federal.
🤖 Segurança com inteligência artificial
O projeto “Parada Amiga” monitora pontos de ônibus à noite e oferece acompanhamento em tempo real para passageiros vulneráveis como mulheres e adolescentes. O sistema aciona o CCO e, se necessário, a polícia. Outro destaque é o chatbot via WhatsApp, que responde dúvidas, horários e aceita sugestões.
🖐️ Biometria por palma da mão
Ricardo Werneck, head de inovação da Primova, apresenta testes com tecnologia de leitura da palma da mão para autenticação de passageiros que tenham gratuidade. A inovação dispensa cartão ou celular e já está em fase de teste de conceito em terminais da cidade.
💳 Bilhetagem integrada e biometria facial para sustentabilidade financeira
João Vale, da Empresa 1, explica como a bilhetagem eletrônica conecta o BRT às linhas alimentadoras. O sistema também valida gratuidades com biometria facial, evitando fraudes e garantindo sustentabilidade financeira.
🔋 Scania vê biometano forte depois da adesão de São Paulo
Gustavo Bonini, diretor da Scania, vê cenário favorável para o biometano após disposição da Prefeitura de São Paulo em aderir ao combustível. A tecnologia, antes vista como distante, agora é reconhecida como viável e estratégica para descarbonizar o transporte coletivo.
🔐 Adamo Bazani debate roubo de equipamentos com Secretário de Segurança
Em programa de TV, editor-chefe do Diário do Transporte, Adamo Bazani questionou o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubo, sobre o aumento de furtos de equipamentos em ônibus. O crime afeta diretamente a operação e exige integração nacional entre polícias e rastreamento dos receptadores.
🌍 COP30: viações legais prontas para Belém
Luana Fleck, da Ouro e Prata, e Rodrigo Gomes, da Guanabara, garantem estrutura reforçada para atender à demanda da COP30. As empresas ampliam horários e destacam iniciativas sustentáveis como a passagem carbono zero e certificações ambientais. Ambas são associadas da ABRATI, que reivindica melhor defesa das empresas legais e aposta na COP30 como chance de dar visibilidade ao tema.
📝 Editorial – Marco regulatório ainda não saiu da garagem
Alexandre Pelegi comenta o impasse na implementação do novo marco regulatório da ANTT, em vigor há mais de 500 dias. As janelas prometidas para 2024 e 2025 não abriram e o setor rodoviário segue em compasso de espera. As causas são conhecidas: Judicialização, pressões políticas, além de falta de recursos e gente. E por isso vêm as falhas em sistemas como Sigma, Sishab 2 e Monitriip, que impedem a habilitação e fiscalização de novos serviços. A promessa de modernização virou um embarque frustrado — o painel apagou e o portão segue fechado.
🎙️O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP.
Patrocínio: Arena ANTP e Abrati. Apoio: Mercedes-Benz Ônibus, Transdata e Prodata Mobility Brasil.